A importância da Psicanálise – Centro de Capacitação de Lideranças, com Cintya Faccioli
A contribuição de Freud para a humanidade é inegável.
O choque moral provocado pelas idéias de Freud serviu para que a humanidade repensasse muito de seus dogmas, tabus, mitos e preconceitos.
O desenvolvimento da psicanálise foi e é grande.
Atualmente fica difícil afirmar se a Psicanálise é uma disciplina da Psicologia ou uma Psicologia própria.
Como a psicanálise é feita e qual seu objetivo? A Psicanálise ajuda o indivíduo a achar uma saída para seus conflitos e dando um novo sentido à sua vida.
Deitado, numa postura relaxada, o paciente é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente: experiências, aspirações, esperanças, desejos, angústias, sonhos e fantasias.
Escutando o paciente, o psicanalista tenta manter uma atitude de neutralidade, de não-julgamento.
O psicanalista só faz comentários, quando verifica uma oportunidade para que o cliente torne consciente os conteúdos reprimidos que precisam ser esclarecidos.
O objetivo da psicanálise é descobrir complexos, desejos, traumas e qualquer conteúdo mental que perturba o equilíbrio emocional do paciente e que se encontra reprimido no inconsciente.
A psicanálise visa a reeducação emocional da pessoa, através da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas.
A psicanálise consiste na interpretação do significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias (sonhos, fantasias, etc.) de um indivíduo.
Quem deve fazer psicanálise? Qualquer pessoa que deseje compreender o sentido inconsciente de seus comportamentos e sentimentos.
Quais os sintomas tratados pela psicanálise? Sentimento de culpa, medos, complexos, traumas, depressão, estresse, impulsividade, tristeza, dificuldades de relacionamentos, sintomas corporais sem causas especificadas, obsessões, ansiedade, dificuldade de aprendizagem, problemas sexuais, pânico, transtornos de humor e de personalidade, uso abusivo de álcool e drogas, dentre outros.
Quais os resultados da psicanálise? Autoconhecimento e autocontrole do paciente, melhor qualidade de vida, redução dos sintomas antes vivenciados e mudanças em si mesmo.
Posso fazer psicanálise estando em outro tratamento? A psicanálise pode ser usada como uma psicoterapia de apoio nos casos de tratamentos de ordem psiquiátrica, não inviabilizando ou mesmo substituindo a necessidade do acompanhamento médico e medicamentoso.
Site: www.cintyafaccioli.com
Fanpage Facebook: https://www.facebook.com/CentroDeCapacitacaoDeLiderancas/
Instagram: www.instagram.com/cifaccioli
Celular e whatsapp: 19-9-8248-2298
Referências Bibliográficas: O Interesse científico da Psicanálise. In: Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969, vol. XIII, p. 199 – 229. Conferências introdutórias à Psicanálise: Conferência I: introdução. In: Obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969, vol. XV, p. 27 – 37. Linhas de progresso na terapia analítica. In: Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969, vol. XVII, p. 201 – 216. Esboço de psicanálise. In: Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969, vol. XXIII, Cap. VIII e IX.