Você está em Home > Artigos > Persuasão e Persistê...  

 
 
Persuasão e Persistência na Liderança - Centro de Capacitação de Lideranças, com Cintya Faccioli



Por Cintya Faccioli, Ph.D.

 

Liderança é um processo amplo envolvendo conhecimentos, habilidades, aptidões e talentos. É um conjunto de práticas observáveis e que podem ser aprendidas e, quando liberarmos o líder que existe em cada pessoa, coisas extraordinárias acontecerão.

É procurar extrair o melhor que existe em si e instigar os demais a agirem da mesma forma. Sabemos que em termos de competências, cada um tem um talento e por isso, pode dar um passo à frente no quesito liderança.

Partimos do princípio de que a liderança pode e deve ser aprendida, portanto, deve-se haver interesse pelo assunto, aprender e colocar em prática estes conceitos, seja na vida profissional ou pessoal.

É este conceito de aprendizado contínuo sobre liderança que este artigo visa instigar nas pessoas.

Para continuar liderarando, continue aprendendo. Todos nós precisamos de significado e propósito em nossas vidas e, acabamos ficando gratos a quem nos ajuda. Quando obtemos reconhecimento, ou sentimos que o que estamos fazendo é importante, sentimos que agregamos valor seja ao mundo, seja na vida das pessoas.

Inicialmente, deve-se considerar os três verbos mais importantes: aprender, servir e cooperar. Essas ações quando inseridas no dia-a-dia, funcionam como o segredo de um cofre, para liberar o que de melhor existe dentro de nós e de cada um.

Todos nós buscamos obter harmonia entre nossos valores pessoais e profissionais.

A missão do líder é entender a missão das vidas das outras pessoas, e fazerem-nas aflorarem o que há de melhor em cada uma, fazendo-as sentirem-se especiais e essenciais.

O líder que atua com paixão costuma contagiar a todos a sua volta. Ele respeita as pessoas, é ouvido e da mesma forma, respeitado. É uma manifestação de respeito ajudar as demais pessoas a desenvolverem seu caráter e a serem melhores, mudando um pouco a cada dia.

O objetivo maior de quem lidera uma equipe é desenvolver novas lideranças, novo talentos. Muito mais do que ensinar, é ajudar a aprender. É fazer da persuasão uma aliada para grandes vitórias da equipe.

O líder vai atuar na vida das pessoas sendo um facilitador, aprendendo e ensinando a importância da sua própria imagem, uma vez que persuadir é o “ato ou efeito de convencer, induzir. A persuasão deriva do poder de alguém em plantar uma idéia em mente alheia, com o fim de induzir este terceiro a tomar determinada atitude”.

Considerando que não existe nada mais forte do que o exemplo que se dá, em se tratando de liderança, a persuasão será o resultado da soma de alguns fatores, na sua habilidade de liderar.

Para persuadir, procure verificar sua imagem no âmbito geral: Como você se apresenta? É condizente entre discurso e prática? Inspira confiança em seus pares, superiores e liderados (vale também para seus familiares, amigos, e demais pessoas do seu relacionamento)?

Sua persistência e determinação também contam muitos pontos quando o assunto é persuasão. Afinal, desistir facilmente dos objetivos não tem nada a ver com liderança...pelo contrário, as pessoas que tiverem uma visão positiva de você, e enxergar os benefícios para elas ou para as empresas que elas representam, certamente agirão por conta de atingirem os objetivos comuns.

Usar da empatia nesta hora é fundamental. Coloque-se sempre no lugar das pessoas e pense como elas gostariam de ser tratadas, procurando achar um meio de comunicação eficaz, expondo os benefícios e objetivos, traçando as metas... e lembre-se:

Líder que é líder vivencia e trabalha em cada etapa de um plano com sua equipe e faz da vitória do grupo o valor de cada pessoa que dela participou.

 
 

Publicado em 03/02/2011 - 10:12

 Compartilhar
| | | | |
   
 

Comente este artigo

Comentar artigo

Seu nome:
E-mail:  (não será exibido)
Comentário:
Digite as letras ao lado:  
 
 
 
« Voltar | Home
 

Copyright © 2011 • Cintya Faccioli, Ph.D. • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Net Exata