Você está em Home > Artigos > Confiança... a vida...  

 
 
Confiança... a vida é feita de escolhas! - Centro de Capacitação de Lideranças, com Cintya Faccioli



Por Cintya Faccioli, Ph.D.

 

A confiança é a base de qualquer relação. E é sobre esse pilar que devemos construir qualquer relacionamento, seja com nossos familiares, amigos, seja com nossos colaboradores.
Partimos do princípio de que a vida seja feita de escolhas...

Ser líder começa por escolher fazer a coisa certa, quando falamos sobre suas características, posturas e práticas.

Quando a liderança opta por fazer a coisa certa, dia a dia, hora a hora, isso acaba se tornando um hábito.

Por ‘fazer a coisa certa’, entenda ser paciente, gentil, humilde, respeitoso, altruísta, honesto e dedicado. Estes princípios são auto-explicativos, além de revelarem também as qualidades de amor, liderança e caráter.

É essencial que o líder respeite para ser respeitado, daí a importância de se obter a confiança das pessoas. Ninguém segue os passos de alguém no qual não confia. Os líderes devem ter em mente que estão em contínua transformação por causa das escolhas que fazem diariamente.

Suas atitudes são determinantes para mostrar às demais pessoas que você é amigo e confiável, ou exatamente o contrário, negligente e instável. Neste último caso, considere a antítese da liderança.

Os líderes devem transmitir segurança e, conseqüentemente, manter a confiança dos seus seguidores. Devem melhorar sua própria segurança, conhecendo melhor a si mesmo, distribuindo créditos a quem mereça e pedindo ajuda para as demais pessoas.

Acreditar em seu potencial é uma qualidade de liderança fundamental. Um líder que oscila para a frente e para trás, dá a impressão de ser inseguro. E inspirar insegurança, definitivamente, não pode ser o papel do líder, quando o assunto é obter confiança.

Os líderes estão em posição de oferecer aos seus seguidores um ambiente de segurança, no qual eles possam crescer e se desenvolver. Um líder em potencial que se sente seguro tem maiores chances de assumir riscos, de tentar se sobressair, de inovar e de ter sucesso.

O líder precisa estar determinado para conseguir despertar esta confiança nas demais pessoas. Conhecimento intelectual não é suficiente e tem pouco valor quando não é colocado em prática.

A exigência final da liderança eficaz é a conquista da confiança. Se não for assim, não haverá seguidores. E um líder só é um líder se tem seguidores.

A história tem demonstrado, repetidamente, que as pessoas querem algo maior do que elas mesmas. Os líderes que oferecem isso, sempre terão seguidores.

Para assumir uma posição de liderança, você deve ter consciência disso, e estar disposto a fazer o esforço... e estar ciente de que não existe felicidade plena se a mesma não for compartilhada.

"Plante um pensamento, colha uma ação;
plante uma ação, colha um hábito;
plante um hábito, colha um caráter;
plante um caráter, colha um destino. "

Stephen Covey

A escolha é sua!

 
 

Publicado em 03/02/2011 - 10:11

 Compartilhar
| | | | |
   
 

Comente este artigo

Comentar artigo

Seu nome:
E-mail:  (não será exibido)
Comentário:
Digite as letras ao lado:  
 
 
 
« Voltar | Home
 

Copyright © 2011 • Cintya Faccioli, Ph.D. • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Net Exata