Você está em Home > Artigos > Obtendo Discerniment...  

 
 
Obtendo Discernimento para a Tomada de Decisões Assertivas - Centro de Capacitação de Lideranças, com Cintya Faccioli



Por Cintya Faccioli, Ph.D.

 

O discernimento pode ser descrito como a habilidade de encontrar a origem do problema, o que depende tanto de intuição como de raciocínio lógico. Os líderes eficientes precisam de discernimento, embora nem bons líderes evidenciem-no todo tempo, é uma qualidade essencial para qualquer líder que deseja maximizar sua eficiência.

Para melhorar o discernimento, tente analisar os sucessos passados, aprender como os outros pensam e ouvir seu coração.

Tudo o que você diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz. Liderar é inspirar e influenciar as pessoas a fazerem as coisas da forma mais correta possível, de preferência de forma entusiasmada e visando o objetivo comum.

A maioria das pessoas tem noção de como deve agir perante determinada situação, dentro de alguns parâmetros de conduta de certo e errado.

Existe uma consciência, um referencial, um conjunto de características no líder, mas o ponto crucial é sabermos se estamos aptos e dispostos a assumirmos as responsabilidades de agirmos de maneira ética, assumindo as responsabilidades da liderança, e fazer a coisa certa.

Parecem existir pelo menos duas verdades sobre a natureza humana. Uma delas é que temos a capacidade de fazer opções morais a respeito dos estímulos que o mundo apresenta... A outra verdade é que temos a capacidade tanto para o bem quanto para o mal... A vontade de fazer a coisa certa deve ser desenvolvida e preservada com o maior cuidado, para que não vivamos vidas vazias, sem propósitos e essência.

O conjunto de características do líder, são características psicológicas que proporciona a eles a vontade, a coragem e a força para fazer a coisa certa... e de desenvolvido e fortalecido ao longo do tempo... permite-os elevar a liderança acima do interesse pessoal e da satisfação imediata... Ele chama-se caráter.

Ser líder é dar o exemplo para que outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que pode ser sustentada com o tempo.

Tomar as decisões, após analisar detalhadamente os fatos e discernir sobre cada ponto.

Os líderes procuram identificar, articular e resumir os conceitos que motivam os outros, individualmente. O mais importante ainda é que eles sintetizem estes conceitos, de forma que possam ser perfeitamente compreendidos. Esta é a esência da assertividade.

Fator fundamental de assertividade, mas segundo Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler “Até a decisão correta torna-se errada se tomada tarde demais.” Portanto, reconhecendo seus recursos, mãos à obra. Como diz o ditado: Tempo é dinheiro!

Sempre, a qualidade de vida, a forma de liderar e o caráter são determinados pela qualidade de nossas ações cotidianas. Quando nos oferecemos para ser o líder, fazemos a primeira opção.

Com isso, a influência e a liderança legítima podem ser construídas com muita dedicação deste líder.

O melhor é trabalhar para conquistar a confiança e diminuir o controle. Talvez, desta forma, possamos ajudar as demais pessoas que conosco convivem. Quando procuramos  servir aos outros, estamos desenvolvendo nosso altruísmo, e em conseqüência, influência.

Boas decisões!

 
 

Publicado em 04/03/2011 - 6:37

 Compartilhar
| | | | |
   
 

Ver comentários (1) | Comente este artigo

Comentar artigo

Seu nome:
E-mail:  (não será exibido)
Comentário:
Digite as letras ao lado:  
 
Por Fernanda Viana em 27/03/2011 00:12

Gostei do seu comentário “acerca de que para adquirirmos discernimento é preciso aprender a ouvir e pensar como os outros pensam”, sobretudo apreciar a humildade em apreender e viver intensamente cada situação de sucesso ou fracasso. Assim as experiências adquiridas sabiamente levarão à perfeição.

 
 
« Voltar | Home
 

Copyright © 2011 • Cintya Faccioli, Ph.D. • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Net Exata